Despertar CEBI | Março 2018 | 50 anos a ensinar e aprender

Goreti David Coordenação do Colégio José Álvaro Vidal

Enviam-se mensagens a uma velocidade relâmpago. Obtêm-se informação de tudo e sobre tudo a qualquer hora e em qualquer lugar. Treinam-se jogos de estratégia, fazem-se trabalhos de grupo, discutem-se ideias a qualquer distância sem sair do lugar, com colegas do mesmo bairro ou de qualquer canto do mundo. Pesquisam-se todos os temas e relaciona-se qualquer tema em segundos apenas. Hoje o tempo é outro tempo. O futuro é agora. O Pedro e o João conversaram comigo sobre a Escola do futuro. Conversa cautelosa, tímida no início...é sempre bom termos cautela, que estes Professores por vezes pregam- nos partidas! Lembram-se as aulas de Matemática de outros tempos atrás, muito tempo para eles, pois dez anos neste tempo de vida, é mesmo uma vida. Mostram-me ideias seguras, responsáveis com os outros, com o planeta, com a floresta, com os desafios recentes, referem o amor de ambos pelas artes, pela música, pelos instrumentos que tocam. Vibram ao falar do intercâmbio de Espanhol e sugerem outros intercâmbios, talvez com Francês porque estas experiências lhes dão novos mundos. Interessam-se pelos contactos com outras Escolas, noutros lugares, querem ir lá fisicamente pois nas Redes Sociais viajam para lá todos os dias. Arriscamos outros assuntos como o clima de sala de aula, ou estratégias pedagógicas, melhores ou piores dos seus pontos de vista. Sabem que aulas expositivas não são interessantes e sabem muito bem que gostam de participar e ser interventivos. Referem que trabalhar com colegas de outras turmas é muito estimulante. Asseguram-me que gostariam de partilhar conhecimentos adquiridos nas áreas artísticas, dizem que, para motivar os mais novos. Ganham confiança e mostram já saber imenso sobre políticas Educativas, cargas horárias, o que pode ser mantido e o que deve ser alterado em tempos curriculares e não curriculares. Falam sobre motivação de alunos ou empenho de Professores. Trouxemos para a conversa o tema da avaliação. Reconhecem- lhe importância. Pese embora haja aspetos a rever. Apresento-lhes sobre este assunto outras possibilidades. Outras formas de avaliar. O João, mais meticuloso, alertou-me para alguns riscos, enquanto que o Pedro ficou meio pensativo, meio desconfiado…

Dedico este texto aos nossos alunos, àqueles que em breve irão ocupar papéis de relevo na nossa sociedade, assumindo responsabilidades políticas, sociais e económicas. Aqueles que irão tratar de questões relacionadas com emprego,

ambiente, conflitos internos, direitos humanos.

P.S. perguntaram-me se poderiam discutir estes temas em turma. Encantada, disse que sim. Dei-lhes o meu e-mail para o caso de se terem esquecido de algo fundamental.

10

Powered by