Despertar CEBI | 2022 Em Revista

O ano de 2022 foi marcado por um regresso, controlado, a alguma normalidade. A CEBI voltou a celebrar com um conjunto de convidados e forças vivas da região o seu 54.º Aniversário e recebeu um Encontro sobre Acolhimento Familiar, promovido conjuntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O Colégio José Álvaro Vidal voltou a alcançar excelentes resultados no ranking das Escolas portuguesas, e, na linha da frente, a nossa comunidade ajudou o povo ucraniano. Estes são alguns dos destaques do ano de 2022 na Fundação CEBI.

D E S P E R T A R

Anual • Ano 41 • Dez. 2022 • Número 368 • Fundador José Álvaro Vidal • Diretor Nuno Lopes

EM REVISTA

O ano de 2022 foi marcado por um regresso, controlado, a alguma normali- dade. A CEBI voltou a celebrar com um conjunto de convidados e forças vivas da região o seu 54.º Aniversário e recebeu um Encontro sobre Acolhimento Familiar , promovido conjuntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O Colégio José Álvaro Vidal voltou a alcan- çar excelentes resultados no ranking das Escolas portuguesas, e, na linha da frente, a nossa comunidade ajudou o povo ucra- niano . Estes são alguns dos destaques do ano de 2022 na Fundação CEBI.

JUNIOR ACHIEVEMENT PORTUGAL

EDUCAÇÃO c om o principal objetivo de “explorar os con- ceitos de empreendedor e de empreende- dorismo”, os alunos do 7.ºD do Colégio José Álvaro Vidal participaram, durante o Ano Letivo 2021/2022, no programa ‘É o Meu Negócio!’ da Junior Achievement Portugal.

EMPREENDEDORISMO para o

de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a Empre- gabilidade”. Por uma “educação diferente, com mais futuro”, a ONG promove mais de uma dezena de projetos distintos, que abrangem estudantes dos 6 aos 30 anos. A sua metodologia coloca o aluno no centro da tomada de decisão e aprendi- zagem, numa experiência que assegura “o desenvolvimento contínuo de competências empreendedoras, de preparação para o mercado de trabalho e de literacia financeira.”

Acompanhados por uma voluntária da Organização, os estudantes foram convidados a participar num conjunto de atividades que “através da leitura e da escrita, orien- tam o aluno a utilizar o pensamento crítico para aprender algumas competências empreendedoras, que suportem ati- tudes positivas” enquanto exploram “a suas aspirações de carreira”. Ao longo do programa foram proporcionados cinco momen- tos de aprendizagem, com foco no trabalho em equipa. ‘Não se nasce empreendedor. Aprende-se!’, ‘Podes Mudar o Mundo’, ‘Comunica com o teu Cliente’, ‘Acredita em Ti’ e ‘Lança-te à Aventura!’ deram o mote às sessões desenvol- vidas. A participação dos nossos alunos do Ensino Básico nos programas da Junior Achievement Portugal tem há já largos anos, reconhecendo-se a importância que os mesmos têm na preparação do futuro dos estudantes. O aluno no centro da tomada de decisão e aprendizagem Criada em 2005, a Junior Achievement Portugal é uma Orga- nização sem fins lucrativos que “inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global, através

2

DESPERTAR CEBI

MARÇO | INSTITUCIONAL

O

ASSOCIAÇÃO DE HOTELARIA DE PORTUGAL É PARCEIRA DA CEBI n o início de 2022, a CEBI celebrou um protocolo de cooperação com a Associa- ção de Hotelaria de Por- lençóis e resguardos, recolhidos numa unidade hoteleira de Lisboa, ficaram de imediato ao dispor dos utentes da nossa área Social.

tugal (AHP), que visa o acesso ao Pro- grama Corporativo de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade Ambiental – HOSPES –, desenvolvido em conjunto com os hotéis que a Associação repre- senta. Assente nos pilares da responsabi- lidade social, da sustentabilidade ambiental e da economia circular, o Programa HOSPES constituiu-se como um importante pilar para o desenvolvi- mento da área Social da nossa Funda- ção, nomeadamente no Apoio a Idosos e na Intervenção Social e Comunitária. Multiplicaram-se os donativos recebi- dos ao abrigo do Programa Ao longo do ano, foram vários os dona- tivos recebidos ao abrigo deste proto- colo, que em muito vieram ajudar os beneficiários da nossa atividade. Mais de uma centena de atoalhados,

Posteriormente, quatro poltronas pro- venientes de uma unidade hoteleira em Torres Vedras, foram disponibilizadas numa área comum da nossa Clínica de Medicina Física e de Reabilitação. Por último, foram ainda recolhidos seis colchões num hotel situado no centro de Lisboa, entregues às Famílias Mono- parentais acolhidas na nossa Comuni- dade de Inserção, na Ericeira. Filantropia é fundamental no apoio comunitário Ações desta natureza são fundamentais para a melhoria do apoio comunitário que, diariamente, a Fundação presta a centenas de famílias. Por isso mesmo, a CEBI muito agradece a todos os intervenientes nesta parce- ria estabelecida com a AHP.

3

DESPERTAR CEBI

CEBI APOIA INICIATIVA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

Dar é Receber ENCONTRO SOBRE ACOLHIMENTO FAMILIAR ainda de Filipe Barros, Assistente Social e técnico da equipa da UACAF.

t odas as crianças têm direito a crescer em família, seja na sua família de origem, seja noutra onde possam viver a dinâmica das relações de afeto e o colo fundamental ao desenvolvimento harmonioso da saúde física e psicoafectiva. A garantia do pleno exercício deste direito às crianças e jovens com medidas de promo- ção e proteção em regime de colocação, especial- mente no que se refere a crianças até aos 6 anos de idade, deve consubstanciar-se no Acolhimento Familiar, como medida temporária. Certa desta pre- missa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o apoio da Fundação CEBI, promoveu uma reflexão sobre o Acolhimento Familiar, numa sessão que decorreu no Ateliê Artístico da Fundação a 06 de junho. A Diretora da área Social da Fundação CEBI, Olga Fonseca, dinamizou a reflexão, que contou com a participação de Ana Carla Costa, Diretora do Núcleo de Infância e Juventude de Vila Franca de Xira, de Ana Gaspar, Socióloga e Coordenadora da Equipa de Acolhimento Familiar da Unidade de Adoção, Apa- drinhamento Civil e Acolhimento Familiar (UACAF), ambas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e

A Convenção dos Direitos da Criança afirma que a família é o elemento natural e fundamental da sociedade e o meio por excelência para o cresci- mento e bem-estar de todos os seus membros, em particular das crianças. A Convenção defende que, para as crianças privadas do seu ambiente familiar de origem, de forma temporária ou definitiva, se devem privilegiar soluções que constituam ou se assemelhem a verdadeiras alternativas familiares. Sérgio Cintra, Vogal da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Rui Godinho, Diretor da Direção de Infân- cia Juventude e Família da Santa Casa da Misericór- dia de Lisboa, Manuela Ralha, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Ana Corte, Chefe de Setor (Unidade Desenvolvimento Social) do Insti- tuto Segurança Social/Centro Distrital Lisboa – Vila Franca de Xira, e Teresa Teixeira, Diretora do Depar- tamento de Habitação e Coesão Social da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foram algumas das presenças na plateia desta sessão, que encheu por completo o ateliê artístico da CEBI.

4

DESPERTAR CEBI

JUNHO | EMERGÊNCIA SOCIAL

Da esquerda para a direita: Ana Carla Costa, Filipe Barros, Ana Gaspar e Olga Fonseca

Rui Godinho

5

DESPERTAR CEBI

COLÉGIO JOSÉ ÁLVARO VIDAL um centro de saber Das Línguas às Artes, passando pela Ciência e pelo Desporto, o CJAV esteve representado em várias áreas do saber, que conferiram ao Colégio uma dimensão muito para além da curricular no ano 2021/2022.

Marcado por uma dimensão pós-pandémica, o Ano Letivo 2021/2022 foi de retoma e de recuperação de alguma normalidade. Foram meses repletos de projetos e desafios que os alunos do Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) abraçaram com muita motivação. Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partí- culas (LIP) e Instituto Superior Técnico Numa importante aproximação ao mundo académico e profissional, foram várias as participações dos nossos alunos em atividades de caráter científico, que lhes proporcionaram importantes experiências em contextos inovadores. Sete alunos do Ensino Secundário foram ‘Cientistas por um Dia’ nas ‘Masterclasses Internacionais em Física de Partículas’, organizadas pelo Laboratório de Instrumentação e Física Expe- rimental de Partículas (LIP) e pelo Instituto Superior Téc- nico, em parceria com várias instituições a nível mundial. Fundação da Juventude Por seu turno, os alunos de Química do 12.º ano do Colégio José Álvaro Vidal submeteram três artigos científicos à 30.ª edi- ção do ‘Concurso Nacional para Jovens Cientistas’, promovido pela Fundação da Juventude em colaboração com a Ciência Viva e Inovação. No âmbito dessa participação, o Colégio José Álvaro Vidal esteve representado na 16.ª Mostra Nacional de Ciência. A expo- sição, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, foi uma experiência extremamente enriquecedora para os jovens cientistas. O empenho, a postura e a simpatia com que os estudantes da CEBI viveram este processo evidenciou a formação holística – doseadora entre o ‘saber académico’ e o ‘saber ser e estar’ – que se pretende para os alunos da nossa instituição.

6

r

Olimpíadas da Química Mais e 'Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia’ Ainda no âmbito da formação científica, destaque para o 2.º lugar obtido por três alunos do CJAV nas semifinais realiza- das em Lisboa das ’55.ª Olimpíadas da Química Mais’ e para a participação de dois estudantes no concurso nacional ‘Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia’, no qual concluíram com sucesso as duas primeiras fases. Prémio Mário Soares permite visita ao Parlamento Europeu “Estaremos a anos luz?” foi o título do trabalho coletivo de cinco alunos do nosso Colégio que foi premiado pela Fundação Mário Soares com um galardão que pretende valorizar a dimensão europeia da cidadania. Na sequência desta distinção, os estudantes participaram numa viagem a Bruxelas onde tiveram oportunidade de conhecer o Parlamento Europeu, a Casa da História Europeia e o Parlamen- tarium, acompanhados por um elemento da Delegação Socialista Portuguesa. Vários lugares no pódio no concurso ‘Uma Aventura… Literária 2022’ O Colégio José Álvaro Vidal esteve ainda representado em várias modalidades do concurso ‘Uma Aventura... Literária 2022’, com diversos alunos em competição. Em 12.798 trabalhos recebidos, as participações dos nossos estudantes, nesta que é a maior competição do género em Portugal, alcançaram vários lugares no pódio e uma Menção Honrosa que merece destaque. Cinco alunos do 2.º ciclo alcançaram o 1.º lugar ex-aequo na modalidade ‘Teatro na Rádio’. As turmas do 1.º e 2.º anos obtiveram o 2.º prémio ex-aequo em ‘Desenho’, e, a par destas participações coletivas, um aluno do 6.ºB concorreu indivi- dualmente na modalidade de ‘Texto Original’, tendo recebido uma Menção Honrosa que deixou a Comunidade Educativa cheia de orgulho.

7

MATEMÁTICA A POSICIONOU O COLÉGIO JOSÉ ÁLVARO VIDAL EM NO DISTRITO DE LISBOA 1.º lugar

o Colégio José Álvaro Vidal voltou a alcançar excelentes resultados no último ranking das Escolas portuguesas do Ensino Secundário, publicado no início de julho de 2022. Desta- caram-se os resultados obtidos pelos alunos de 12.º ano na disciplina de Matemática A, que posicionaram o Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) em 1.º lugar no distrito de Lisboa, o 6.º melhor a nível nacional. CJAV é o 23.º melhor Colégio no distrito de Lisboa e o 54.º a nível nacional Assumindo que a qualidade de uma instituição de ensino não se avalia apenas pelo sucesso nos Exames Nacionais, a publicação dos rankings por parte do Ministério da Edu- cação é sempre um exercício de transparência, constituindo uma informação comparativa relevante face ao panorama nacional. O balanço das classificações foi globalmente muito positivo, até porque, numa análise mais geral, onde se con- sideram todas as disciplinas a exame no 11.º no 12.º ano, o CJAV classificou-se como o 23.º melhor Colégio no distrito de Lisboa e o 54.º a nível nacional. Uma boa cooperação entre Famílias e Escola, Alunos e Professores A apresentação pública destes resultados reitera a constru-

ção de uma resposta educativa pautada pelo rigor da aquisi- ção e desenvolvimento de competências. Representa muito mais do que apenas percentagens. São evidências de que os objetivos previamente delineados para a recente oferta do Ensino Secundário na CEBI se têm vindo a concretizar. São o reflexo de uma boa cooperação entre Famílias e Escola, Alunos e Professores. À Escola pede-se, hoje, que mobilize uma ação conciliadora entre a criação de um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências. Pede-se que seja um contexto no qual os alunos adquiram múltiplas literacias com vista às exigências dos tempos atuais, marcados pela imprevisibilidade e por mudanças aceleradas. Estamos certos de que o compromisso de excelência dos profissionais de Educação da CEBI é concretizado com a pro- moção de um perfil de aluno que mobilize valores e capaci- dades que lhe permita acrescentar valor à sociedade, através da tomada de decisões livres e fundamentadas sobre temas sociais e éticos, mobilizando uma capacidade de participa- ção cívica, ativa, consciente e responsável. Este é o verdadeiro sucesso do Projeto Educativo do Colé- gio José Álvaro Vidal, em que os saberes essenciais para os alunos do século XXI (inscritos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória) não se esgotam apenas no seu desempenho em provas externas.

8

DESPERTAR CEBI

A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA FEZ 33 ANOS

deixe de olhar para as crianças como seres menores e para quem trabalha na sua protecção, como seres com compe- tências mágicas. É preciso deixar de ver as crianças como adultos em ponto pequeno. Essa era já passou há muito tempo! As Crianças têm Direitos e, para além dos reconhecidos na CDC, para- fraseando Ruben Alves, os Direitos Naturais a crescer, a sujar-se brincando com a terra, com a areia, a molhar-se nas poças de água, a viver momentos de tempo não pro- gramados pelos adultos, a respirar ar puro, a subir às árvo- res, a ter arbustos onde brincar às escondidas, a escutar o vento, o canto dos pássaros, o murmúrio da água, à poesia de ver o nascer e o pôr-do-sol e as estrelas e a lua… Podemos falar também da Garantia Europeia para a Infân- cia, adoptada por unanimidade do Conselho da União Euro- peia, em 14 de junho de 2021, sob a Presidência Portuguesa. Sendo uma prioridade do plano para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, estabelece como objec- tivo reduzir, até 2030, em cinco milhões o número de crian- ças em risco de pobreza ou exclusão social. Em Portugal, o Plano de Acção ainda está em realização (deveria ter sido apresentado em março passado) e parece que o subsídio criado com o nome de Garantia da Infância consubstancia o objectivo – mas não! A Garantia Europeia para a Infância é muito mais do que uma prestação social: é a obrigação assumida de criar e concretizar acções que retirem crian- ças da situação de pobreza. E urge! Vários países europeus, nomeadamente Espanha, Finlân- dia, Irlanda, Islândia, Noruega e Suécia, desenvolveram já a figura do Provedor da Criança. Em Portugal, é o Provedor de Justiça que intervém, também, em matérias tão específicas como as da provedoria da criança. Sem desmérito pelo seu trabalho, há que assumir a necessidade de se criar a figura do Provedor da Criança, devendo este, sim, adoptar o papel de observador da concretização dos direitos da criança, actuar em sua defesa, sendo seu interlocutor directo, dan- do-lhe voz e incentivando a sua participação na sociedade.

Foi adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 1990. É na Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) que estão definidos todos os direitos fundamentais, civis e políticos, direitos económicos, sociais e culturais de todas as crian- ças. O Estado Português assumiu o compromisso de tomar as medidas necessárias para garantir que todas as crianças gozem dos seus Direitos.

Muito tem sido feito, é certo, mas muito há ainda por fazer.

Reconhecendo-se que a criança é um sujeito de direito, não um cidadão menor, como muitas vezes ainda é refe- rida, há que enfrentar as suas reais necessidades e a forma negligente e violenta como ainda é tratada tantas e tantas vezes! Vezes demais! Vezes que têm aumentado dramati- camente nos últimos tempos. É imperativo reflectir corajo- samente sobre as questões relacionadas com a protecção das crianças e com os seus direitos. É preciso que se tome consciência que a delegação de competências do Estado para o poder local (no que à área da acção social se refere) tem de ser efectuada com sentido de responsabilidade, honestidade e consciência das necessidades. Município algum conseguirá ter sucesso na concretização dum plano de acção que compreenda a protecção das crianças, com um orçamento de migalhas. É preciso que, realmente, se

Festejemos, pois, a Convenção sobre os Direitos da Criança. Festejemos, sempre, todas as crianças!

9

Texto escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico

CUL TURA E DESENVOLVIMENTO HUMANO CONEXOES

s ob o tema ‘Conexões, Cultura e Desenvolvimento Humano’, a Fundação CEBI assinalou o seu 54.º Aniversário numa Sessão Solene, a 07 de dezembro, que contou com a presença de Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Admi- nistração da Fundação, e de Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. De acordo com o programa previsto, Emílio Rui Vilar iria presidir a sessão, no entanto, por motivos de força maior, não conseguiu estar presente, tendo sido a sua intervenção lida para todos os presentes e substituído na mesa por Carla Vieira Gil, Diretora Coordena- dora da CEBI. Uma história de “contributos solidá- rios e cívicos” Uma “obra notável e singular”. Foi desta forma que Emílio Rui Vilar começou por elogiar o trabalho ímpar da CEBI, incomparável no panorama nacional – “são poucas as Fundações que têm um papel tão visível no apoio à Comu- nidade”, escreveu. O seu discurso, lido na nossa cerimónia do 54.º Aniversário,

Alunas de Dança

longo do seu discurso, a sua energia e vitalidade, assim como a vontade de aperfeiçoamento e inovação. Colaboradores e alunos do Colégio José Álvaro Vidal homenageados A cerimónia ficou marcada pelo regresso a palco dos alunos do Colé- gio José Álvaro Vidal, depois de dois anos sem celebrações presenciais. A abertura performativa ficou a cargo do grupo de Ginástica Acrobática, acompanhado ao Piano por Caro- lina Marques. Na sessão houve ainda oportunidade de acompanhar uma performance de Dança, igualmente acompanhada ao Piano, desta feita pela aluna Leonor Silva. A tarde comemorativa contou também com a homenagem aos Colaboradores da Fundação CEBI que completaram 20 anos de trabalho e com a entrega de Diplomas a alunos dos Quadros de Excelência, Mérito, Valor e Galardão de Mérito Desportivo do Colégio José Álvaro Vidal. A Cerimónia encerrou com o Hino da CEBI, acompanhado por um Coro de alunos e Colaboradores da Fundação.

relatava ainda que “a história da Fun- dação CEBI é um exemplo do espírito de iniciativa e do sentido de respon- sabilidade de cada um perante os problemas da Comunidade” e que os seus sinais distintivos “são os valores e ideais que norteiam a sua ação, ver- tidos na sua missão e projetados na sua visão de futuro”. Uma história de “contributos solidá- rios e cívicos” faz da Fundação CEBI “a única Fundação portuguesa realmente comunitária, pois, na sua origem, foram tidas em consideração as reais necessidades da Comunidade onde iria emergir”, relembrou Ana Maria Lima. A Presidente do Conselho de Administração, lembrou também que todo este processo habituou a que todos “possam contar com as respos- tas sociais da CEBI, dirigidas às crian- ças e jovens, idosos e famílias”. A experiência e longevidade da Funda- ção são ainda “um orgulho para o con- celho em que está inserida”, reforço deixado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Fer- nando Paulo Ferreira é amigo de longa data da Instituição e reconheceu, ao

10

DESPERTAR CEBI

DEZEMBRO | INSTITUCIONAL

Da esquerda para a direita: Ana Maria Lima, Fernando Paulo Ferreira e Carla Vieira Gil

Grupo de Ginástica Acro-CEBI

Coro de Alunos e Colaboradores da CEBI

"(...) SÃO POUCAS AS FUNDAÇÕES QUE TÊM UM PAPEL TÃO VISÍVEL NO APOIO À COMUNIDADE" Emílio Rui Vilar

11

DESPERTAR CEBI

DONATIVOS DE APOIO AO POVO UCRANIANO

c om o despoletar do conflito militar na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Fun- dação CEBI mobilizou-se, na linha da frente, para uma recolha de donativos para o povo ucraniano. O flagelo, que ainda hoje coloca milhões de crianças e famílias em perigo imediato, danificou e destruiu centenas de casas, escolas, hospitais e várias outras infraestru- turas, exigindo que fossem criados inúmeros movimentos solidários para com o povo ucraniano. Nacional e internacionalmente, multiplicaram-se as ações de recolha de donativos – não só para serem entregues às pessoas que estavam em sofrimento no seu país, mas também para ajudar os milhares de refugiados que se encontravam a abandonar a Ucrânia. Alinhada com os valores e princípios que norteiam a atuação diária da CEBI, a nossa Comunidade respondeu prontamente ao apelo da Fundação e, em apenas dois dias, demonstrou um enorme sentido de solidariedade, entregando centenas de bens de primeira necessidade, que seguiram diretamente para a Ucrânia. “De facto, eles pertencem a nós. Eles são um de nós (…)” Declaração de Ursula Gertrud von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Propriedade CEBI - Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca Morada do Proprietário Quinta de Santa Maria, Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2, 2615-354 Alverca do Ribatejo Pessoa Coletiva 503 738 506 Editor Fundação CEBI Morada do Editor Quinta de Santa Maria, Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2, 2615-354 Alverca do Ribatejo Administração Ana Maria Lima (Presidente), Mónica Isabel Oliveira Vidal, António Cardoso Pereira, António Pedro Marques dos Santos, Maria da Conceição Pereira Gomes dos Santos Fundador José Álvaro Vidal Diretor Nuno Lopes Conselho Editorial Ana Maria Lima, Carla Vieira Gil Colaboração Permanente Sara Cabral Sede de Redação Quinta de Santa Maria, Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2 2615-354 Alverca do Ribatejo Grafismo e Paginação Marisa Cunha Fotografia Marisa Cunha, Nuno Lopes Secretariado Lurdes Farinha Impressão SOARTES - Artes Gráficas, LDA Morada do Impressor Carregado Park - Fracção J, 2580-512 Carregado Tiragem 2.500 exemplares NúmeroERC 108323 Depósito Legal 7842/90 Estatuto Editorial www.fcebi.org/estatuto- editorial-despertar-cebi Contactos Tel. 219 589 130 imagem@fcebi.org www.fcebi.org

Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8 Page 9 Page 10 Page 11 Page 12

www.fcebi.org

Powered by