N a d a o papel da foram articuladas com as Ajudantes de Ação Direta – “não houve sábados, domingos ou feriados. Os turnos passaram a ser de 12 horas, para minimizar o número de entradas e saídas da Instituição. Sabíamos que, com as visitas externas suspensas, também nós estávamos obrigados ao dobro dos cuidados”, explicou a Diretora do DAAI, certa de que “temos uma equipa espetacular”. A mesma opinião foi partilhada por Ana Rodrigues. Para a Assistente Social foram “a união, o espírito de equipa e a envolvência de todos” que permitiram “que o trabalho fluísse” como era desejado. “Não baixámos a guarda”, lembrou, “soubemos desde sempre que este era o momento para estarmos em sintonia, ainda que com vários receios”. Manter o equilíbrio emocional de todos os Colaboradores também não foi tarefa fácil. Foi Ana Rodrigues quem explicou: “somos humanos e, apesar de estarmos habi- tuados a lidar com a vulnerabilidade, a verdade é que numa situação como esta todas as emoções vêm à tona”. Por isso, “foi preciso gerir estados emocionais de grande complexidade”, até porque, “nós acabamos por ser o ponto de equilíbrio dos utentes”. Um dos dias que recordam com “maior aperto” chegou com três resultados posi- tivos em utentes. Todos os Profissionais rapidamente colocaram em marcha os proce - dimentos necessários para evitar a propagação do vírus. E assim foi. três resultados positivos Rapidamente se aplicaram os procedimentos necessários para evitar a propagação do vírus. E assim foi.
Nenhum outro Idoso ou Colaborador teve sintomas e os três casos positivos acabaram por recuperar. “Felizmente”, indicou Matilde Gonçalves. “Tínhamos na Clínica de Medicina Física e de Reabilitação da Fundação um espaço com 20 camas articuladas, para alguma situação de maior emergência. Nunca houve necessidade de recorrer ao espaço e as camas até já foram transferidas para as nossas instala- ções”, acrescentou.
Visitas suspensas obrigaram a um maior foco nas rotinas internas Nos últimos meses, alargou-se o número de pessoas a quem se presta ajuda no domicílio.
vida dos Com o Centro de Dia suspenso foi necessário, também, continuar a prestar cui- dados aos Idosos que antes procuravam esta oferta, possibilitando assim a permanên- cia do utente na sua residência, mas com serviços específicos de apoio – “acabámos 14
Powered by FlippingBook