Despertar CEBI Digital 001 | Uma Rede de Confiança

PENSAR À FRENTE A intervenção social na Fundação CEBI pas- sou por uma reestruturação no sentido de reunir numa só área os diferentes serviços cuja missão estão orientados para o atendi- mento e apoio social.

N este sentido, o Apoio Comunitário Inte- grado, o Apoio a Idosos, a Emergên- cia Social e a Intervenção Social e Comunitária passaram a ter como denominador comum a mesma estratégia e filosofia, assentes num quadro institucio- nal de governança para o bem- -estar individual e social, para o desenvolvimento e sustentabi- lidade, numa abordagem meto- dológica integrada, de natureza ecológica. Consideramos que esta perspectiva é essencial, na medida em que só pela mesma é possível intervir junto dos indi- víduos que solicitam e carecem dessa intervenção, mas tam- bém influenciar as famílias, a comunidade e o meio social em geral, em prol desenvolvimento humano e social, promovendo o empoderamento, a autonomiza- ção e o bem-estar.

Olga Fonseca Direção | Social

A satisfação das necessidades reais

Coordenados por uma única dire- ção, os vários serviços da área social da Fundação, integram um corpo de técnicos com forma- ção diversificada, o que permite uma intervenção multidiscipli- nar e sistémica, orientada para a satisfação das necessidades reais (e específicas) das crianças em situação de perigo, das famí- lias monoparentais com filhos menores de idade, das pessoas idosas e das pessoas com neces- sidades de apoio social (a vários níveis) e/ou psicológico. Trata-se, pois, de uma intervenção contex- tualizada, concertada, personali- zada, especializada e focada na garantia dos direitos humanos e sociais. Sendo a área social uma zona onde nos deparamos com uma vasta diversidade de desafios (e todos de grande susceptibilidade

Texto escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

2

Powered by