Despertar CEBI Digital 001 | Uma Rede de Confiança

uma Equipa de Cuidadores que lhes proporcionam um ambiente tranquilo, seguro e rico em afetos, ou seja, um contexto promotor para a sua recuperação e desenvolvimento harmonioso, nos domínios psicológico, social, educativo e de saúde.

dos outros organismos envolvidos no processo. De registar que, todos os processos desenvolvidos na CAR estão certificados desde 2008, no âmbito da qualidade, pela NP EN ISO 9001:2015. Tendo em conta que crescer em ambiente familiar é um

A colaboração da comunidade é um apoio fundamental ao trabalho desenvolvido em acolhimento residencial. O trabalho voluntário e o apoio dos mecenas é essencial para a promoção do seu bem-estar.

O acolhimento residencial não tem como objetivo o afastamento permanente da criança relativamente à sua família de origem. Constitui, pelo contrário, uma oportunidade de rever e reinventar dinâmicas familiares, proporcionando condições para o desenvolvimento de competências parentais, ao mesmo tempo que são garantidos o bem-estar e a segurança das crianças. Consubstanciada a intervenção da CAR num modelo ecológico e sistémico, é realizada uma avaliação das necessidades da criança, das competências parentais das suas figuras de referência e avaliados os fatores sociais que irão sustentar o plano de intervenção a ser definido. Mais do que evidenciar os indicadores de risco, na intervenção é fundamental promover as potencialidades da família da criança e acionar os apoios de que necessitem, com brevidade. Assim, depois de definidos os objetivos de atuação, urge estudar e definir um projeto de vida que melhor defenda o superior interesse da criança acolhida. Durante esta fase é fundamental a articulação direta com as equipas

direito das crianças é, pois, essencial priorizar projetos de vida que garantam que as mesmas possam regressar às suas famílias ou, não havendo essa possibilidade, garantir-lhes o encaminhamento para famílias adotivas. A colaboração da comunidade é muito importante para o trabalho desenvolvido em acolhimento residencial. O mesmo se pode dizer relativamente a outros serviços da Fundação, como a Saúde (sendo as crianças apoiadas, em várias terapias, na Clínica da Fundação) e a Educação (estando as crianças integradas no Colégio José Álvaro Vidal). O trabalho voluntário e o apoio dos mecenas no proporcionar de atividades e experiências às crianças, são, também, essenciais para a promoção do seu bem-estar. Para os que trabalham na CAR, sejam técnicos, cuidadores diretos das crianças ou de serviços de apoio, um novo acolhimento é sempre um novo recomeço, uma oportunidade para ajudar a reescrever uma nova história, garantindo que o foco da mesma é o respeito pelo superior interesse das crianças.

5

Powered by