ESCAPE
Numa sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, o ensino deve adequar-se e contextualizar-se com as realidades atuais. Deve promover interesse indo ao encontro dos meios reais dos alunos e colocá-los em situações concretas onde estes possam aplicar os conteúdos teóricos trabalhados em aula com um objetivo bem definido, à medida que aprofundam as suas relações intrapessoais e inter - pessoais. Somos maiores quantas mais experiências vividas na primeira pessoa tivermos e não simplesmente contadas por outros. O ensino deve- ria proporcionar isso: vivências novas. Acreditamos que os alunos possam ser co-construtores do conhecimento, numa aprendizagem ativa que utilize recursos formais em atividades lúdico-pedagógicas. A aprendizagem seria mais eficaz e aliciante para o aprendiz, independentemente da sua idade, se o colocássemos em situações concretas. Foi por considerarmos que o conceito de Escape Game reúne todas estas componentes, que optámos por aplicá-lo em contexto escolar no Colégio José Álvaro Vidal, surgindo como proposta lúdico-pedagógica transdisciplinar do projeto Learn to Play and Play to Learn. O Escape Game consiste em convidar um grupo de partici- pantes a ficar restrito a uma determinada área durante um período de tempo exato. Em todas as salas há uma câmara de vigilância com captação de áudio e colunas de som para o operador poder intervir, orientar e ainda colocar músicas ou gravações. O objetivo dos jogadores será escapar antes do tempo terminar. Para superar o desafio, as equipas têm de encontrar objetos, resolver enigmas, decifrar mensagens codificadas e combinar uma série de pistas que permitem regres - sar à liberdade. O necessário para alcançar o sucesso é a capacidade de
resolução de problemas e o trabalho de equipa. Sendo esta uma prática junto dos mais novos, o intuito é adaptar os desafios que compõem o jogo em conteúdos programáticos previstos no plano curricular de cada ano. Enquanto os alu- nos desafiam as suas capacidades à medida que jogam em equipa, também resolvem problemas e interpretam enigmas adaptados aos conteúdos ministrados em sala de aula, de forma a apli- carem esses conhecimentos - aliar a aprendi- zagem formal ao ato de brincar e à capacidade de se relacionarem com os outros. Acreditamos no poder da diversificação de meto - dologias de ensino e aprendizagem.
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