Despertar CEBI | Dezembro 2019 Em Revista

MARÇO | EDUCAÇÃO

UTILIZAR RECURSOS E BENS NATURAIS SEM COMPROMETER O FUTURO Foi também a valorizar “a importância da preservação do meio ambiente”, fomentando, através de uma componente lúdica, a cons- ciência sobre a “relação de respeito consigo próprio, com os outros e com o meio natural”, que, no mesmo dia, decorreu o “Baile de Máscaras” dos alunos do 2.º e 3.º ciclos e do 10.º ano. Tendo uma maior consciência das problemáticas ecológicas que a biosfera e, consequentemente, a humanidade enfrentam, é imperativo adequar o estilo de vida das sociedades atuais. A capacidade de utilizar os recursos e bens da Natureza, sem comprometer a disponibilidade destes elementos no futuro, implica

adotar um padrão de consumo com responsabilidade ambiental. Por isso mesmo, o “Baile de Más- caras” foi preparado previamente com a construção criativa de más- caras, tendo como recursos os ele- mentos da natureza em detrimento dos materiais poluentes habi- tualmente associados a estas celebrações.

EXPLORAÇÕES LIVRES, CONSCIENTES E FELIZES

Também as crianças de 1 e 2 anos da Creche e de 3 e 4 anos do Pré-escolar celebraram o Carnaval com recurso a meios exclusivamente naturais, respeitando e pre- servando o mundo à sua volta. Numa explora- ção completamente livre, brincaram, trabalharam e usaram a Natureza para assinalar a época festiva. Sempre de forma extremamente criativa. Mais conscien- tes, felizes e capacitados para as exigências do futuro. Nas salas de 1 ano pintou-se com tintas criadas com recurso a frutas e legumes. Nos espaços exteriores dos Blocos Rosa e Verde, as crianças de 2 e 3 anos descobriram um novo espaço, forrado com ambientes naturais: pinhas, hera, folhas secas, troncos redese- nharam os “recreios”. Enquanto isso, no Bloco Azul, os disfarces dos alunos de 4 anos ganharam forma com recurso exclusivo a ele- mentos da Natureza: colares, pulseiras, coroas e máscaras foram construídos integralmente com material sustentável.

3

Powered by