identificar informar apresentar
TUDO COMUNICA EM DESIGN O ponto, a linha e o plano compõem a base do design e, partindo destes três elemen- tos, são criadas imagens, ícones, padrões, diagramas, animações e sistemas tipográfi - cos. No entanto, seguindo a lógica de Joan Costa, as preocupações do designer vão muito para além da aparência estética. As rela - ções geométricas e de semiótica (signifi - cado), invisíveis à primeira vista num pro- jeto de design, mas tão importantes quanto o conhecimento técnico de execução, reúnem em si os elementos-chave de uma eficiente comunicação, sendo exemplo disso a correta utilização de cores e os seus significados (psicologia da cor), os alinhamentos, as simetrias e assimetrias, os contrastes, a coerência, as proporções e as hierarquias de informação. Estas são algumas das preocupações diá- rias do Gabinete de Comunicação e Imagem da Fundação CEBI quando comunica. Com con - ceitos e abordagens gráficas bem estrutura - das, o público compreende o posicionamento da organização e relaciona-se com a mesma. Um desafio que é contínuo e que conta com vários anos de investimento em conheci- mento, recursos humanos e materiais, indis- pensáveis para o sucesso do seu objetivo. Comunicar.
“O design para os olhos é, ou deveria ser, o design para a inteligência. É desenhar emoções, mas também é informação e conhecimentos. Não se trata, portanto, apenas de combinar imagens, tipos de letra e cores sobre o espaço gráfico de folha de papel ou ecrã. Trata-se de comunicar.”
JOAN COSTA, Design para os olhos, marca, cor, identidade, sinalética
5
Powered by FlippingBook