Todos os dias cresce o número de pessoas com acesso à internet, quer em casa, nas escolas ou no local de trabalho. A comunicação nessa enorme rede virtual permite uma rapidez entre a conceção e a implementação de campanhas de comunicação inigualável. Para além de uma importante personalização da mensagem com as audiên- cias, que pode ir até ao one-to-one , o ambiente digital fornece-nos um enorme volume de dados para análise, que não é comparável aos media tradicionais, e beneficia os emissores da mensagem de um efeito de marketing viral, em que centenas ou milhares de utilizadores podem funcionar como promotores da marca. Um aspeto que mudou “as regras do jogo”. Com a evolução para uma web 2.0 , onde o recetor da informação passou também a produtor da mesma, uma pre- sença nas redes sociais é incontornável. Explorando as capacidades multimédia deste espaço virtual, conseguem recriar-se experiências muito ricas em termos visuais, auditivos e, mais recentemente, até olfativas.
ENVOLVER AUDIÊNCIAS EM CONTEÚDOS RELEVANTES
As Redes Sociais começaram a ganhar maturidade há cerca de dez anos, e há cinco começaram a multiplicar-se, adquirindo cada vez mais utilizadores. As estratégias de marketing digital têm vindo a afirmar-se como bastante eficazes, sendo aposta de várias organizações portuguesas e também desta Fundação. Desenvolvemos uma estratégia digital focada na produção de um fluxo de diferentes tipologias de conteúdos. É preciso chegar às audiências de forma relevante, personalizada e com mais rapidez, para gerar um maior envolvimento ( engagement ). Atualmente a CEBI está presente nas principais redes sociais da atualidade: Facebook, Youtube e Instagram. Estes importantes canais de comunicação da Fundação têm vindo a crescer a bom ritmo, de forma orgânica, cum- prindo a sua missão de fazer chegar a comunicação da CEBI a novos públicos, trabalhando a sua notoriedade. Encontramo-nos perto de atingir os 6.000 seguidores no canal Facebook e em 2019 foram publicados sensivelmente
Há que saber estar.
150 posts, alcançando, só em Portugal, mais de 14.000 perfis ativos. Pretendemos ultrapassar rapidamente a barreira dos 10.000 seguidores. Os conteúdos multimédia para o canal Youtube começam a ganhar mais expressão e recentemente juntou-se um “irmão” mais novo, num canal interno de comunicação via televisão. Só recentemente a CEBI marcou presença no Instagram, um canal que terá um espaço distinto na comunicação da Marca CEBI e reforçará o nosso conceito de comunicação integrada. Vai procurar promover, através de um registo fotográfico de qualidade os serviços da CEBI. Não ficará dependente única e exclusivamente da atuali - dade noticiosa da Fundação. No entanto, são as “Stories”, herdadas da rede social Snapchat, que mais público tem cativado para o Instagram, e que será um recurso a explorar pela Fundação.
OS NÚMEROS DAS REDES SOCIAIS EM PORTUGAL
O incontornável Facebook, com mais de 2375 milhões de utilizadores mensais ativos, conquista o pódio global e de Portugal. No nosso país, 90% dos 8 milhões de utilizadores de Internet usa o Facebook, o que se traduz em 7,2 milhões de contas ativas. Em segundo lugar surge o Youtube. A plataforma de vídeos da Google, cada vez mais com uma componente social, tem mais de 2000 milhões de utilizadores globais e, em Portugal, é frequentada por perto de 90 % dos utili- zadores de Internet, portanto, também com 7,2 milhões de contas ativas. Em terceiro lugar surge o Instagram. Já ultrapassou os 1000 milhões de utilizadores mensais ativos à escala global. O Instagram também está a crescer em Portugal, com 61% dos utilizadores da Internet no nosso país a ter uma conta ativa nesta rede social, ou seja, 4,9 milhões.
Comuniquemos. Em rede. De forma integrada.
9
Powered by FlippingBook