Despertar CEBI | 2023 em retrospetiva

Num ano marcado por conflitos mundiais ou pela primeira edição da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, a Fundação CEBI destaca vários momentos de impacto em 2023. Reforçámos o nosso compromisso para com a sustentabilidade ao hastearmos, em mais um ano, a Bandeira Eco-Escolas, trouxemos o início da robótica e da programação para as salas de aula, vimos o talento dos alunos do Colégio José Álvaro Vidal ser reconhecido, recebemos escritores que marcam gerações, demos esperança às famílias com a ajuda de generosos doadores e celebrámos o nosso 55.º aniversário de atividade continuada no âmbito do desenvolvimento comunitário. Para ler nesta edição.

D E S P E R T A R Anual • Ano 42 • Dez. 2023 • Número 369 • Fundador José Álvaro Vidal • Diretor Nuno Lopes 20 23 Num ano marcado por conflitos mundiais ou pela primeira edição da Jornada Mundial da Juventude , em Lisboa, a Fundação CEBI des- taca vários momentos de impacto em 2023. Reforçámos o nosso compromisso para com a sustentabilidade ao hastearmos, em mais um ano, a Bandeira Eco-Escolas, trouxemos o início da robótica e da progra- mação para as salas de aula, vimos o talento dos alunos do Colégio José Álvaro Vidal ser reconhecido, recebemos escritores que marcam gerações, demos esperança às famílias com a ajuda de generosos doadores e celebrámos o nosso 55.º aniversário de atividade con- tinuada no âmbito do desenvolvi- mento comunitário.

Para ler nesta edição.

FAZER A DIFERENÇA ATRAVÉS DA

Responsabilidade Social DAS EMPRESAS

n a Fundação CEBI trabalhamos, diariamente, para fazer a diferença junto de quem mais precisa, contribuindo para o crescimento das Comunidades, de forma sustentável e com os valores do humanismo e da solidariedade sempre presentes. Por outro lado, atentas aos desafios globais, as empresas desempenham, também, um papel fundamental na promoção da solidariedade e da igualdade de oportunidades, sendo cada vez mais importante a sua participação no desenho de soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, não podemos deixar de sublinhar, com satisfação, que o ano de 2023 foi de grande impacto junto das nossas Comunidades . Contudo, esta intervenção não seria possível, da mesma forma, sem a preciosa ajuda de Mecenas e Amigos , que, através das suas políticas de Responsabilidade Social, foram imprescindíveis para que con- tinuássemos a proporcionar conforto e bem-estar, em particular, a todas as crianças, famílias e utentes que apoiamos através das respostas da área Social da CEBI. Juntámos novos Mecenas à nossa atuação e fortalecemos laços com parcerias existen- tes. Assim, deixamos o nosso sincero agradecimento por todos os donativos que nos permitiram fazer mais e melhor e encarar 2024 com mais resiliência.

Que seja um ano pautado pela inovação na nossa intervenção diária e pelo reforço das parcerias com a sociedade civil. Consigo e para todos.

2

ABB Portugal Material escolar e bens de primeira necessidade para a Casa de Acolhimento Residencial (CAR) APEE da Chasa Vestuário para a CAR Associação Hotelaria de Portugal Mobiliário, produtos da área têxtil e atoalhados Associação Just a Change Reparações e pintura das instalações afetas às famílias da Comunidade de Inserção (Ericeira) Barbeiro Old Fade Bastard Serviço de Cabeleireiro BUS - Bens de Utilidade Social Donativos Regulares em espécie Clube Atlético Os Veteranos - CAOV Donativos em espécie e alimentos para a CAR Depósito Geral de Material Aeronáutico da Força Aérea Convite para a Festa de Natal Elis - Porto Alto Atoalhados Elvira Vieira Eletrodomésticos Entrajuda Donativos regulares alimentares e em espécie Equanto Produtos biológicos para famílias carenciadas e crianças da CAR ETCP - European Technologies Communications Alimentos para famílias carenciadas Eurofrutas Fruta para famílias carenciadas e crianças da CAR Excellent Óptica Alverca Cuidados Óculares Faprocham Padrinho Solidário

Farmácias Nova Alverca e Central de Alverca Bens de Saúde Frigicoll Eletrodomésticos para serviços da Área Social Futebol Clube de Alverca Ação lúdico desportiva com atletas para as crianças da CAR Gertal Serviços de Alimentação Gepack - PET Packaging Bicicletas para as crianças da CAR Grafimeios Renovação de uma sala de reuniões nas instalações da Apoio Comunitário Integrado (Ericeira) Modelo Continente e Pingo Doce - Lojas de Alverca Donativos alimentares Imobiliária Remax - equipa João Castelão Brinquedos para famílias carenciadas e crianças da CAR L2 - More than Printing Renovação de espaços na Estrutura Residencial para Idosos, em Alverca Moto Clube de Alverca Distribuição de presentes de Natal às crianças da Casa de Acolhimento Residencial e às pessoas em idade sénior da Estrutura Residencial de Alverca Refood - Vila Franca de Xira Presentes para crianças da CAR e famílias carenciadas Robert Walters Presentes personalizados para todas as crianças da CAR Smith + Nephew Pintura das instalações do Banco de Géneros e Brinquedos para famílias carenciadas e crianças da CAR Veigas imobiliária - Forte da Casa Brinquedos e bens em espécie Worten Programa Worten Transforma com Eletrodomésticos para a Área Social

3

MARÇO | SOCIAL

CASA DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL

UMA HISTÓRIA DE IMPACTO

a convite do Centro Português de Fundações (CPF), a CEBI organizou, no dia 30 de março, uma sessão de apresentação do “Estudo de Impacto Social das Fundações Portuguesas”, realizado em 2021, pela Católica Porto Business School. A Fundação CEBI, através da sua Casa de Acolhimento Resi- dencial (CAR), foi uma das doze Fundações selecionadas para integrar o estudo, cujos resultados foram, também, divulgados nesta sessão, assim como uma importante reflexão acerca do Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens, avaliando-se o impacto da CAR na vida das crianças acolhidas e na comunidade em geral.

dinamização de Olga Fonseca, Diretora da Área Social da Fundação, com a presença de Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da CEBI, Paulo Guerra, Juiz Desembargador, Liliana Fernandes, Investigadora respon- sável pelo estudo da Católica Porto Business School, de Adelgisa Ramos, Ex-Residente da Casa, e de Carla Vieira dos Santos, Madrinha Solidária da CAR. No final da sessão, depois de diversas intervenções, nomeadamente de Cláudio Lotra, Presidente da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, e de Ana Corte, do Instituto de Segurança Social - Centro Distrital de Lisboa/Vila Franca de Xira, bem como testemunhos na 1.ª pessoa, ficou claro o enorme impacto do trabalho realizado por toda a equipa da Casa de Acolhimento da CEBI na vida das 593 crianças que já foram acolhidas pela Fundação.

A sessão decorreu no Ateliê Artístico da Fundação, numa sala repleta de convidados e amigos, e contou com a

4

DESPERTAR CEBI

Ana Maria Lima no uso da palavra, acompanhada de Olga Fonseca, Paulo Guerra, Carla Vieira e Adelgisa Ramos

Paulo Guerra, Juiz Desembargador

Na projeção, Liliana Fernandes, Investigadora responsável pelo estudo da Católica Porto Business School

5

PARTILHÁMOS "UMA AVENTURA" COM ANA MARIA MAGALHÃES

a 27 de março, a conhecida autora Ana Maria Magalhães esteve na CEBI, em duas ses- sões de apresentação de “Uma Aventura para o fim das férias”, a 66.ª obra da série de livros de literatura infantojuvenil portuguesa. Nesta atividade dirigida às turmas do 5.º e do 6.º ano do Colégio José Álvaro Vidal, e num ambiente participativo, a autora revelou que o trabalho desenvolvido nas Esco- las é determinante na vida dos alunos, aproveitando a ocasião para esclarecer que os docentes têm um papel crucial na motivação para a leitura e para a escrita dos seus estudantes. “Uma forma de acompanhar as gerações para as quais trabalho” Depois de quatro décadas a lecionar, Ana Maria Maga- lhães percorre, atualmente, as Escolas do país para se dar a conhecer aos seus leitores, um papel que considera “extremamente importante para que as crianças e jovens dominem os bastidores das obras” e que lhe proporciona encontros “muito interessantes”.

“É uma forma de acompanhar as gerações para as quais trabalho e de seguir a evolução das Escolas. Ficamos com uma imagem mais concreta de como está a Educação em Portugal”, afirmou, considerando, ainda, que o trabalho com estudantes “é muito agradável e estimulante”. Estar atento para nunca “afastar as crianças do prazer da leitura” “Uma Aventura”, com a coautoria de Isabel Alçada, é das coleções mais acarinhadas pelo público infantojuvenil em Portugal. Os livros que seguem as peripécias das gémeas Teresa e Luísa, de Pedro, Chico, João, Caracol e Faial começaram por ser apenas um projeto “que procu- rava ir ao encontro dos interesses das idades para o qual se destinava” e acabaram por se tornar num sucesso que já atravessou gerações. A dupla de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada abraçou já outros projetos de escrita, totalizando, em conjunto, 123 livros publicados. No entanto, a autora, quando ques- tionada sobre o seu livro preferido, respondeu pronta- mente: “gosto de tudo o que escrevi”. E nós também.

"O TRABALHO QUE SE FAZ NAS ESCOLAS É DETERMINANTE NA VIDA DOS JOVENS"

6

MARÇO | EDUCAÇÃO

"UM PROFESSOR TEM QUE SER CAPAZ DE PASSAR O AMOR AOS LIVROS PARA OS SEUS ALUNOS"

7

DESPERTAR CEBI

1200 ALUNOS E COLABORADORES PARTICIPAM EM SIMULACRO PLANO DE EMERGÊNCIA

e ram 09h48 na Fundação CEB do dia 31 de maio. Soaram três toques de sirene. Inter- mitentes. O alarme estava dado. Era neces- sário evacuar todos os edifícios. Coletes refletores vestidos, espaços interiores vazios e contagens efetuadas. Três minutos e 41 seguros depois, cerca de 1200 pessoas estavam, em segurança, ordeiramente con- centradas nos devidos Pontos de Encontro. Com o objetivo de sensibilizar o público interno para o Plano de Emergência em vigor, a Fundação CEBI reali- zou um Simulacro de Evacuação na sua sede, na Quinta de Santa Maria, em Alverca. Para além do Colégio José Álvaro Vidal, foram, também, evacuados os edifícios afe- tos aos Serviços Partilhados (áreas administrativas e de suporte), a Casa de Acolhimento Residencial e a Clínica de Medicina Física e de Reabilitação. O exercício foi acompanhado por várias entidades externas, que se fizeram representar com elementos das Forças de Segurança e os seus respetivos Meios de Socorro. Destaque para a presença de quatro elemen- tos dos Bombeiros Voluntários de Alverca, incluindo o Segundo Comandante, acompanhados por duas viaturas,

três agentes da PSP, dois dos quais a fazer o corte de estrada, e dois membros da Proteção Civil, com um carro de comando. Para além de ter decorrido sem incidentes, a forma como decorreu o exercício foi manifestamente elogiada pelas entidades representadas, principalmente pela natureza média da nossa faixa etária – das 1200 pessoas envolvi- das no exercício, 1100 eram alunos do Colégio José Álvaro Vidal, entre crianças da Creche e estudantes do Ensino Secundário. Colaboradores da Fundação também com formação sobre o “Plano de Emergência Interno” Avaliar a capacidade de resposta e testar a operaciona- lidade de todos os meios de socorro envolvidos, prepa- rando eventuais situações reais, foram os objetivos do Simulacro, que ocorreu depois de todos os Colaborado- res da CEBI terem recebido formação específica sobre como atuar em caso de emergência. Dinamizada por Carlos Pereira, Responsável de Segu- rança, a formação incidiu, em particular, num módulo sobre como proceder à Evacuação de Edifícios.

8

DESPERTAR CEBI

MAIO | INSTITUCIONAL

"A FORMA COMO DECORREU O EXERCÍCIO FOI MANIFESTAMENTE ELOGIADA PELAS ENTI- DADES REPRESENTADAS"

9

O MUNDO E A TECNOLOGIA NAS NOSSAS SALAS DE AULA STEAM

a aposta na mobilidade internacional do corpo docente do Colégio José Álvaro Vidal é uma realidade com uma década de expe- riências consumadas: contacto com 22 esco- las transnacionais, de 13 países europeus e mais de 80 mobilidades de Professores e Educadores. É desta forma que se resumem os últimos dez anos de uma escola aberta ao mundo, dos quais os últimos três foram foca- dos no Projeto STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O impacto tecnológico na CEBI e na comunidade escolar O Projeto STEAM decorreu no Colégio José Álvaro Vidal entre 2020 e o final do primeiro semestre de 2023. Foi desenhado para realizar uma abordagem interdiscipli- nar, numa nova estratégia de ensino que visa preparar os alunos, através de ferramentas inovadoras e criativas, para a estimulação do pensamento crítico, bem como a promoção do trabalho colaborativo. De acordo com Sandra Freitas, Coordenadora Pedagó- gica do Pré-Escolar do Colégio José Álvaro Vidal, o STEAM "trouxe-nos o início da robótica e da programação. Esta- mos a começar devagar, mas já temos robôs e alunos a programar. O pré-escolar trabalha com "Iniciação ao Pensamento Computacional e Robótico" e os alunos de 2.º e 3.º ciclos já fizeram, este ano letivo, algumas ativi-

dades interessantes, com recurso a materiais adquiridos ao abrigo deste projeto".

Internacionalização: uma aposta que veio para ficar Desta década de mobilidade internacional, fizeram parte os projetos " Awesome Children Tales ", " CLEVER - Children Learn English Very Easily and Rejoyce ", " Learn To Play ", " SPRINT - School Partnership Realising Integration of New Technologies " e " STEAM - Science, Technologies, Engineering, Arts and Maths ". Ao expormos esta Escola a novas culturas e a novas aprendizagens, todos ficamos mais ricos e, ainda segundo Sandra Freitas, é por isso que a aposta na internacionalização "não pode deixar de acontecer". “A Europa é uma aldeia em que todos circulamos. É muito importante para a estrutura do Colégio conhe- cer outras realidades para além do sistema educativo português. Conhecer as diferenças, perceber quais as estratégias de ensino utilizadas noutras realidades e que podem ser aplicadas neste Colégio” O Futuro da comunidade escolar passa por continuar a conhecer o Mundo, trazer práticas inovadoras para os contextos das salas de aula, enquanto continuamos a ter sede por mais conhecimento.

10

JULHO | SOCIAL

JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE "gesto missionário" também na cebi

No ano em que Lisboa se tornou o palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Fundação CEBI foi convidada, pela organização do maior evento cató- lico do mundo, a acolher, no dia 27 de julho, o “Gesto Missionário”. Assim, de forma a levar a alegria e a fé a todas as pessoas que não tiveram a oportunidade de participar na 37.ª edição do evento, as estruturas de Apoio a Ido- sos da CEBI, em Alverca e na Ericeira , receberam a visita de um grupo de volun- tários que, de forma simbólica, apresentaram a JMJ às pessoas em idade sénior. Nestas atividades, os voluntários rezaram “pelas Jornadas, pelo Papa, pelos Jovens, e pela própria instituição”, cantaram o hino “Há Pressa no Ar” e recolhe- ram, ainda, o nome de cada pessoa visitada numa pulseira que cada jovem levou ao encontro do Papa Francisco. A Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em Lisboa entre 1 e 6 de agosto, foi presidida pelo Papa Francisco e teve a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas nos vários eventos realizados no Parque Eduardo VII, em Belém e no Parque Tejo. A próxima edição intercontinental terá lugar em Seul, na Coreia do Sul, em 2027, sendo que, em 2025, em Roma, realizar-se-á o Jubileu dos Jovens. “Como foi lindo o nosso encontro em Lisboa! Uma verdadeira e real experiência de transfiguração, uma explosão de luz e alegria!”, escreveu o pontífice, numa nota divulgada pelo Vaticano. A Fundação CEBI expressa, novamente, a sua satisfação enquanto convidada de um momento tão importante e simbólico tanto a nível nacional, como mundial.

11

COLÉGIO DA CEBI MANTÉM-SE NO PÓDIO DO CONCELHO o Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) manteve- -se como a primeira escola no concelho de Vila Franca de Xira no ranking dos exames nacionais do Ensino Secundário , referen- tes ao Ano Letivo 2021/2022, que avaliou o desempenho das disciplinas de Português, Matemática, Físico-Química A, Biologia-Geologia, Geometria Descritiva A, Geografia, Inglês e Filosofia. sustentável que norteiam a natureza de intervenção da pró- pria Fundação CEBI, avaliamos, assim, muito positivamente os resultados de mais um ranking das escolas.

A preparação para o ingresso no ensino superior Uma vez que a Educação promovida pela Fundação CEBI assenta nos Valores e Princípios do humanismo e da igual- dade de oportunidades, e sendo o Ensino Secundário a mais recente oferta educativa do Colégio, estes resultados permitem encarar o futuro com confiança, em particular na preparação para o ingresso no Ensino Superior que propor- cionamos aos alunos. O Colégio José Álvaro Vidal tem vindo a apostar em projetos inovadores, nacionais e/ou internacionais, reforçando par- cerias institucionais que promovam dinâmicas enriquece- doras e forneçam conhecimentos significativos aos alunos, numa procura permanente da melhoria da qualidade e da inovação da nossa oferta educativa.

A nível nacional, o CJAV conquistou o 56.º lugar, cimentando um projeto educativo que tem procurado oferecer a todos os alunos, e respetivas famílias, um Projeto Curricular inte- grado, formativo, inclusivo e baseado em práticas pedagó- gicas ativas, participativas e incentivadoras do desenvolvi- mento de valores Sociais, Éticos e Cívicos. Por considerarmos que a educação que oferecemos se ali- cerça nos Valores e Princípios do humanismo, da solidarie- dade, da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento

12

APRESENTÁMO-NOS, EM 2023, COM UM NOVO WEBSITE!

Publicado ainda no mês de setembro, mas formalmente apresentado no Dia Europeu das Fundações e Doadores , que se assinala a 1 de outubro, a CEBI disponibilizou o seu mais recente website, naquele que é um dia instituído para captar a atenção do público para o impacto das Fundações. Com um design contemporâneo e novos conteúdos nas áreas da Educação, do Social e da Saúde, agora encontra- mo-nos ainda mais próximos das comunidades que apoia- mos, mostrando o impacto do nosso trabalho diário. Donativos on-line Entre as várias novidades, destaca-se a nova página de Donativo, que possibilita a participação de quem preten- der contribuir generosamente para o bem-estar dos outros. Os apoios de Mecenas e de Amigos são fundamentais para fortalecermos as nossas áreas de atuação, em particular, a área Social, que representa um esforço financeiro diário muito elevado para a CEBI.

Mudar vidas com pequenos gestos Sublinhamos, também, uma área dedicada ao Programa de Voluntariado onde, individualmente ou de forma corpora- tiva, todos se podem registar e ajudar pessoas ou famílias, envolvendo-se em atividades de interesse social e comuni- tário, de forma livre e desinteressada. Pré-marcações na Clínica da CEBI Existem, agora, mais formas de entrar em contacto com os serviços da Fundação, como é o caso da possibilidade de realizar pré-marcações de consultas e tratamentos na Clínica de Medicina Física e de Reabilitação da Fundação, através do preenchimento de um simples formulário. Um blog para o desenvolvimento humano Com este novo website, disponibilizámos mais um canal de comunicação institucional: o blog da CEBI, onde poderá encontrar regularmente várias notícias e artigos sobre a nossa atividade diária.

13

DESPERTAR CEBI

ALUNA DO COLÉGIO JOSÉ ÁLVARO VIDAL DESTACA-SE EM CONCURSO NACIONAL

“Podemos viajar por vários mundos, dentro e fora de nós mesmos. Percorrer estações comuns a todos nós ou percorrer uma linha imaginária, até chegar ao des- tino”. Foi com este princípio que a Fundação Museu Nacional Ferroviário, Comboios de Portugal E.P.E. (CP), Infraestruturas de Portugal, S. A. (IP) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), realizaram, a 28 de outubro, a terceira edição do “Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário”. Jyaing Bao, aluna do 8ºB do Colégio José Álvaro Vidal, conquistou o 2° lugar nesta iniciativa que tem como objetivo promover ao uso do transporte ferroviário e o seu património histórico junto dos mais jovens, estimu- lando a criatividade e galardoando aqueles que melhor qualidade artística apresentarem.

contou com a participação de 300 candidatos, dos quais foram expostos os 45 trabalhos mais pontuados de estudantes do 3.º ciclo de todos os estabelecimentos de ensino de Portugal Continental, Madeira e Açores. Jyaing Bao confessou que a participação no concurso não só se deveu à paixão que tem pelas artes, área que pretende seguir futuramente, como à motivação que o seu professor lhe incutiu. “O meu professor falou-nos do concurso na sala de aula e incentivou-nos a participar. Lembro-me que enviei a minha candidatura, mas, quando descobri que tinha ficado em 2.º lugar, fiquei muito surpresa, pela positiva”, recordou.

Felicitamos a aluna Jyaing Bao pelo seu talento, perse- verança e dedicação na arte de desenhar!

Com o tema “A minha viagem de comboio”, o concurso

14

VOLTÁMOS A HASTEAR A BANDEIRA

EM 2023! eco-escolas

Com o objetivo de reforçar o compromisso da Comuni- dade Educativa para com o ambiente, o futuro e com as novas gerações, a 13 de novembro, uma das delegadas ambientais do Colégio José Álvaro Vidal hasteou, em mais um ano letivo, a Bandeira Eco-Escolas perante dezenas de alunos de vários ciclos de ensino. Num momento que contou com a presença de Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da Fun- dação CEBI, Carla Vieira Gil, Diretora Coordenadora da CEBI, e de Pedro Oliveira, Diretor do Colégio José Álvaro Vidal, os alunos voltaram a alertar para a importância da mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, bem para a necessidade de contribuir para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Os temas do Programa Eco-Escolas, escolhidos pelos Delegados Ambientais, incidem sobre os "Espaços Exte- riores" e a "Biodiversidade", que visam “motivar para a compreensão dos fenómenos geológicos globais e da sua importância na formação, dinâmica e equilíbrio dos ecossistemas”. Pedro Oliveira destacou, ainda, o notório “envolvimento e empenho desenvolvido na área da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, bem como o papel que o Eco- -Escolas desempenha na promoção da “participação ativa dos nossos alunos ao eleger os delegados ambientais”. “Este é um longo caminho a ser trilhado por todos nós. Neste ano letivo 2023/2024, o Colégio aprovou o tema do triénio, em Conselho Pedagógico, «Hoje, temos que cons- truir o Amanhã» visto que é urgente refletir e agir hoje... mudar paradigmas. A Sustentabilidade é um dos maiores desafios para a Humanidade. Como o nosso Secretário Geral das NU referiu - "a era do aquecimento global aca- bou, dando lugar à era da ebulição", referiu.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Founda- tion for Environmental Education”, desenvolvido em Por- tugal desde 1996 pela ABAE, atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que tem o objetivo de encorajar ações e reconhecer o traba- lho ambiental e sustentável desenvolvido pelas escolas.

15

DESPERTAR CEBI

DE CEBI, DE INOVAÇÃO

Da esquerda para a direita: Ana Maria Lima, Fernando Paulo Ferreira e, à guitarra, a aluna Rafaela Marques

Foi com a vontade de continuar a inovar na intervenção diária, que o 55.º aniversário da CEBI foi celebrado com a realização do Encontro “Economia Social e Solidária: Futuro e Inovação", a 23 de novembro. Num auditório repleto de participantes, realizou-se uma reflexão con- junta sobre o sector fundacional, procurando-se eviden- ciar o potencial das organizações sociais ao nível da pro- moção da equidade, do reforço da coesão social e dos comportamentos solidários. O caminho destas mais de cinco décadas foi desenvol- vido com a permanente resposta às necessidades que se foram identificando nas comunidades onde fomos intervindo e que promoveram a atual diversificação de serviços nas áreas Educativa, Social e de Saúde. O tema “Blackbird”, de Paul McCartney, interpretado pela aluna Rafaela Marques, marcou o início da jornada de trabalhos deste Encontro a que se seguiram os discursos de Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Adminis- tração da CEBI, e de Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no painel de abertura.

Ana Maria Lima salientou que “estamos a viver a terceira revolução industrial, designadamente a tecnológica”, onde “observamos inovações todos os dias, que consi- deramos imprescindíveis nas nossas vidas e na de qual- quer organização”. No entanto, realçou que a inovação “não pode parar e tem de ser permanente na nossa ativi- dade, com a concretização de novos projetos para que os serviços que prestamos sejam cada vez melhores". Por sua vez, Fernando Paulo Ferreira destacou que o con- celho de Vila Franca de Xira tem um terceiro setor com muito potencial, o que “tem permitido dar resposta às necessidades das pessoas”, nomeadamente na primeira infância ou na terceira idade, sendo que "à exceção das misericórdias, que têm uma história de 500 anos, boa parte desta rede social é composta por organizações criadas nos anos 60 ou depois do 25 de abril de 1974”. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aproveitou, ainda, o momento para felicitar a Fundação e expressar “a certeza de que continuaremos juntos a construir este futuro que é de todos e que estamos ao serviço do que é mais importante: as pessoas”.

16

Da esquerda para a direita: Luís Ferreira Lopes, Tiago Abalroado e Carlos Azevedo

A primeira parte do Encontro foi iniciada pelo Painel “Economia Social e Solidária” , com moderação do jorna- lista Luís Ferreira Lopes e os oradores Tiago Abalroado, Presidente do Conselho de Administração da Funda- ção UNITATE, e Carlos Azevedo, Strategic Advisor - IES - Social Business School, cujo arranque foi marcado pelas memórias, ligadas à CEBI, que Luís Ferreira Lopes guarda da sua juventude. Tiago Abalroado trouxe à reflexão o tema “Inovação, Tec- nologia e Diversidade - implicações no desenvolvimento das Organizações Sociais”, onde começou por mencionar que “a CEBI é uma instituição de referência neste con- celho e neste país”, num setor Social que se “reinventa todos os dias”. No entanto, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação UNITATE considera que “às nossas institui- ções, o que falta, neste momento, é capacidade organi- zativa. Temos um Estado que reconhece a estas Institui- ções uma função subsidiária, mas temos que ter a noção que [o Estado] não canalizará para o setor os fundos necessários. As instituições não conseguem fazer mais porque vivem asfixiadas diariamente em torno das suas questões internas”. Como é que as instituições se podem reestruturar? Tiago Abalroado apontou a cooperação entre organizações sociais como a solução. “Só conseguiremos sobreviver se nos afirmarmos como um setor forte, que diariamente revela a sua força pelo bem que faz aos outros, mas que este bem resulta de

uma complementaridade entre as várias instituições (...) A partir do momento em que criamos desafogo, pode- mos usar este financiamento para criar oxigénio para as nossas organizações”, declarou. "Se formos um setor verdadeiramente atrativo, ágil e que cumpre a sua Missão, conseguiremos ser um setor que vai todos os dias cumprir melhor a sua Missão, como faz a Fundação CEBI ao serviço do desenvolvimento humano" Tiago Abalroado Por outro lado, Carlos Azevedo, com o tema “Desenvolvi- mento e Inovação Social: abordagens para o crescimento sustentável no 3.º Setor” disse ter conhecimento da CEBI desde que se conhece “enquanto profissional neste setor”, recordando que quando começou “a trabalhar na União Distrital das IPSS do Porto, recebia uma revista mensal da CEBI. Essa revista ensinou-me muito do que sei e contribuiu para o profissional que sou hoje”. Sobre o Setor Social, o especialista fez uma referência à obra “O Mito de Sísifo”, de Albert Camus, datada de 1941. "Quando olho para o setor social, lembro-me de Sísifo, que foi condenado a rolar uma grande pedra montanha acima por toda a eternidade. O que é que acontece? Sempre que a pedra está a atingir o topo, cai e ele tem de repetir o trabalho inglório todos os dias. Por muito que se faça, é um pouco isto que tenho visto na intera- ção com as organizações sociais" Carlos Azevedo

17

Durante a tarde, o Painel “Desenvolvimento Social e Sustentável” foi moderado pela jornalista Conceição Lino, que partilhou que enquanto “natural desta terra [de Alverca do Ribatejo], tenho assistido ao crescimento da Fundação CEBI e às suas ambições e concretizações”. O painel foi iniciado com a participação de Patrícia Rocha, Diretora Executiva da Fundação Manuel Violante, que, através do tema “Governança colaborativa e Polí- ticas Sociais: conciliação e responsabilidade nas orga- nizações”, destacou que “quando falamos em desafios sociais, temos de ter em consideração que são cada vez mais complexos”. "[Os desafios sociais] desenvolvem-se a uma veloci- dade cada vez maior e os desafios que tínhamos há uma década não são os que enfrentamos agora. Quando as políticas sociais são pensadas para resolver um pro- blema social complexo, é importante que sejam pen- sadas de uma maneira e é aí que entra a governação No painel da tarde, esteve também presente António Fonseca, docente na Universidade Católica, que levan- tou a questão de um “não problema, mas sim uma vir- tude”: o envelhecimento. De acordo com o especialista, a sociedade cria ima- gens paternalistas em relação a uma pessoa em idade sénior, enquanto a vê como “um repositório do saber”. No entanto, ainda que, na investigação, se fale cada vez menos de “envelhecimento” e mais de “longevidade”, uma vez que o último termo aborda o que acontece às colaborativa" Patrícia Rocha

pessoas em toda a sua vida, António Fonseca referiu que ainda há uma tendência persistente na sociedade portuguesa: pensar que há uma idade para determi- nado tipo de função. "Se olharmos para o nosso Parlamento, vimos que este não representa Portugal do ponto vista etário. Para o fazer, um quarto dos deputados tinha de ter mais de 75 anos. Neste momento, são nove [os deputados com Por fim, Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacio- nal das Artes, fez uso da palavra e abordou o tema “Edu- cação e Cultura”, trazendo consigo uma questão: “Como é que as instituições culturais e instituições educativas poderão ser o lugar da democracia cultural?”. Aludindo à ideia de que é necessário reconhecer a Edu- cação como “o acender de uma chama”, Paulo Pires do Vale explicou que “os jovens não são o futuro, são o pre- sente” e que é urgente que o sistema educativo portu- guês não percecione os alunos como um copo que tem de ser cheio, mas que seja o acender de uma chama. "Podemos dançar, podemos cantar, podemos fazê-lo sem outro propósito que não o puro prazer. Sophia de Mello Breyner disse que a cultura não serve para enfei- tar a vida, mas para a transformar. Ou seja, tornando-a mais sustentável à procura de mais alegria (...) É isso que faz um grande filme, um grande livro... Dá a cada um possibilidades que no início não sabia que tinha e isso permitirá a cada um ser aquilo que é" Paulo Pires do Vale mais de 75 anos]" António Fonseca

Da esquerda para a direita: Conceição Lino, Patrícia Rocha, António Fonseca e Paulo Pires do Vale

18

Da esquerda para a direita: Pedro Krupenski, Ana Maria Lima e Vasco Luis de Mello

No painel de Encerramento, Pedro Krupenski, Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente e Keynote Speaker do evento, começou por notar que a Fundação CEBI é "uma das mais eloquentes expressões da Economia Social", bem como por destacar a relevân- cia de todos os debates da agenda de trabalhos, que, entre si, partilharam denominadores comuns, nomea- damente o de revisitar os sistemas de governação. "É urgente repensar num modelo económico que seja centrado nas pessoas, que assente mais na partilha e na circularidade e na promoção do bem comum". Pedro Krupenski Pedro Krupenski terminou o uso da palavra com um alerta: uma vez que um dos propósitos do setor social é ter impacto, é, também, “importante pensar em alian- ças, fusões ou parcerias, não só intersetorial, como intrasetorial”. Por sua vez, Vasco Luis de Mello, Membro do Conselho de Curadores da Fundação CEBI e Diretor Geral na José Mello, fechou as intervenções do dia referindo que “o Portugal de hoje não é o mesmo de quando nasceu a CEBI”, alertando para os baixos níveis de natalidade e para a falta de meios para responder às necessidades de apoio do número crescente de população idosa. No entanto, e numa nota esperançosa para o futuro, esclarece que “falando da inovação e da economia social, penso que há duas tendências que podem con- tribuir para a procura de soluções”, apontando, como

a primeira, a adoção de ferramentas digitais para uma melhor gestão dos profissionais e das instituições, que também contribuirá para o estímulo cognitivo e físico dos idosos e para o prolongamento da sua vida ativa. Em segundo lugar, Vasco Luis de Mello mencionou a solidariedade social, em âmbito organizacional, bem como o propósito e os valores das empresas. De acordo com o Diretor Geral da José de Mello, este é um tema impulsionado pelas novas gerações e que fará com que as empresas tenham de provar o impacto positivo nas comunidades em que se inserem. Vasco Luis de Mello terminou a sua intervenção, refor- çando o “papel crucial do setor social, que tem estado na agenda da Fundação CEBI, uma instituição de refe- rência nacional que procura novas soluções”. A última palavra foi de Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da CEBI, que aproveitou este Encontro, para homenagear os colaboradores que completarem duas décadas de trabalho ao serviço da Fundação, afirmando que os resultados alcançados ao longo dos 55 anos da CEBI devem-se, em certa parte, a todos os que, diariamente, “souberam prezar as pes- soas que procuraram a CEBI para terem as respostas necessárias para o seu desenvolvimento”. A Fundação CEBI deixa o seu agradecimento, mais uma vez, a todos os que, ao longo destas cinco décadas, caminharam ao nosso lado na construção de uma Socie- dade mais solidária, inclusiva e promotora da mudança.

19

DESPERTAR CEBI

c om a missão de promover a inclusão e a construção da coesão social junto das populações mais fragilizadas, a Fundação CEBI assinou, no dia 20 de novembro, um protocolo de colaboração com a Mercadona, a propósito da abertura de um supermercado em Alverca do Ribatejo e da sua política de responsabilidade social. Num momento que contou com a presença de Carla Vieira Gil, Diretora Coordenadora da CEBI, e de Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Centro-Sul de Portugal da Mer- cadona, e com o compromisso social e ambiental de prevenir o desperdício alimentar, a nova loja passou a doar diariamente bens de primeira necessidade à Fundação, que já estão a chegar às famílias, crianças e jovens que apoiamos e acolhemos. Segundo Carla Vieira Gil, esta Parceria garante “o apoio a mais de 850 agregados fami- liares em situação de carência e às 30 crianças da nossa Casa de Acolhimento Resi- dencial" . Reconhecendo que este apoio exige um esforço financeiro muito significativo para a CEBI, a Diretora Coordenadora da Fundação acrescentou, ainda, que " os contri- butos de Mecenas e de Amigos são, por isso, fundamentais para que continuemos a construir uma Sociedade mais inclusiva. As doações realizadas pela Mercadona vão proporcionar um importante reforço da atuação da nossa área de Intervenção Social e Comunitária, em particular, na distribuição de alimentos às centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, que usufruem de apoio através do nosso Banco de Ajuda Alimentar". Por sua vez, Ana Carreto salientou que "através desta colaboração reafirmamos e cum- primos assim o compromisso que temos de Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebemos ”. Fundação CEBI assina protocolo com MERCADONA

Propriedade CEBI - Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca Morada do Proprietário Quinta de Santa Maria, Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2, 2615-354 Alverca do Ribatejo Pessoa Coletiva 503 738 506 Editor Fundação CEBI Morada do Editor Quinta de Santa Maria, Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2, 2615-354 Alverca do Ribatejo Administração Ana Maria Lima (Presidente), Mónica Isabel Oliveira Vidal, António Cardoso Pereira, António Pedro Marques dos Santos, Maria da Conceição Pereira Gomes dos Santos Fundador José Álvaro Vidal Diretor Nuno Lopes Conselho Editorial Ana Maria Lima, Carla Vieira Gil Redação Mara Costa, Sara Cabral Sede de Redação Quinta de Santa Maria, Rua Maria Eduarda Segura de Faria, nº2 2615-354 Alverca do Ribatejo Grafismo e Paginação Marisa Cunha Fotografia Marisa Cunha, Nuno Lopes Secretariado Lurdes Farinha Impressão SOARTES - Artes Gráficas, LDA Morada do Impressor Carregado Park - Fracção J, 2580-512 Carregado Tiragem 2.500 exemplares Preço 0,50€ Número ERC 108323 Depósito Legal 7842/90 Contactos Tel. 219 589 130 Estatuto Editorial www.fcebi.org/estatuto-editorial-despertar-cebi imagem@fcebi.org www.fcebi.org

Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8 Page 9 Page 10 Page 11 Page 12 Page 13 Page 14 Page 15 Page 16 Page 17 Page 18 Page 19 Page 20

www.fcebi.org

Powered by